quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Crônica: Academia para Leigos


Ah, as férias. Momento de viagens, idas ao shopping, ao cinema... uma ótima hora para “enfiar o pé na jaca” no que diz respeito à alimentação. Uma paradinha na sorveteria, outra na padaria, uma ida à praia... Muito bom, mas quando voltamos à realidade sentimos a necessidade de ir à academia gastar algumas calorias.
Foi exatamente o que aconteceu comigo. Após voltar de Cancun decidi que precisava me exercitar um pouco. A cada vez que fui, percebi algumas coisas que precisam ser comentadas.
A academia é um lugar repleto de aparelhos que nos ajudam a perder gordurinhas, ganhar músculos, entre outros. Lá encontramos diversos tipos de pessoas que vão desde crianças a idosos. Há aqueles que são magros e buscam ganhar massa muscular, os que possuem gordurinhas localizadas e querem “exterminá-las”, como também os extremos: lutadores. Como assim? – é o que devem estar se perguntando. Decidi classificar esses “extremos” de acordo com a forma física: tem os lutadores de sumô e os de luta livre.
Um dos problemas das academias é referente ao som ambiente. Como há uma variedade de estilos, é sempre um impasse escolher a estação. Tem aqueles que gostam de ouvir jazz ao fazer exercícios, aqueles que preferem ouvir um roque pesado e outros, que quando fazem academia parecem que estão meditando... Preferem o silêncio e uma pequena brisa de vento, a qual sempre vem acompanhada de um cheiro não tão agradável. Encontramos também aqueles que cantam com a música e ainda, os que insistem em tocar junto!
Vamos às roupas: shorts, camisetas refrescantes, calça legging e um tênis confortável. Mas sempre encontramos aqueles que fogem da regra: shorts XXS, top ao invés de camiseta (principalmente em pessoas que deveriam optar por uma camiseta larguinha), etc.
A parte mais difícil quando se inicia o programa da academia, é decorar o nome dos aparelhos! Um pior do que o outro. Então utilizamos a arte da descrição: “aquele lá que você coloca a perna por baixo de uma alavanca e precisa levantá-la”; ou simplesmente utilizamos um mecanismo que temos: nosso dedo, apontando para o aparelho desejado. É assim que os aparelhos são identificados.
Outra coisa engraçada é ver as pessoas competindo entre si; é ver um cara levantando 37863725 Kg e outro apenas olhando e levantando 3 Kg, sonhando em algum dia, carregar tanto quanto ele.
Mas um dos melhores pontos em ir à academia é o fato de encontrarmos pessoas bonitas (garotos no meu caso). A dificuldade nessa hora é ter que decidir entre olhar para eles ou se concentrar na contagem das séries. Outra dúvida cruel é quando encontramos conhecidos e amigos (as) na academia. Perdemos muito tempo conversando e pouco tempo se exercitando. Pensando nisso, bem que falar poderia gastar várias calorias; imagine uma saída com as amigas e pronto... Seu corpo perfeito!
Não podemos nos esquecer de que fazer exercícios regularmente, além de gastar calorias, faz bem para a saúde. Então se você ainda é um iniciante como eu, não se desanime. Leve seu iPod (evitando briga com os velhinhos), e faça no seu ritmo. Com o tempo você chega lá.



beeeijos

Um comentário:

  1. Adorei, Mari!!! E continue firme... atividade física faz bem para o corpo e para a alma!!Bjs

    ResponderExcluir